Curiosidades 

PROTEÍNA DE SOJA
A soja é uma proteína de alto valor biológico (rica em aminoácidos essenciais) que, por ser de origem vegetal, não contém lactose e colesterol. Tanto sua forma isolada quanto concentrada fornece aminoácidos que são facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo, e por isso tem sido bastante útil na composição da dieta de atletas e desportistas. Os peptídeos bioativos contidos nessa proteína tem ação relacionada à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão arterial, ganho de peso e obesidade, como também tem potencial efeito no controle dos sintomas relacionados à TPM e menopausa.

ERIJESSYKA MATOS
Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia
Especialista em Nutrição Clínica pela forma de Residência
Especialista em Fitoterapia
Especialista em Nutrição Esportiva

 HIPERPROTEICOS
Os suplementos hiperproteicos são compostos principalmente por proteínas de diversas fontes e com diferentes tempos de absorção. Isso garante que sua digestão e absorção seja gradativa e mantém diferentes picos de insulina, o que favorece o processo de hipertrofia e saciedade.  Vale lembrar que os hiperproteicos são também constituídos de carboidratos, lipídios e micronutrientes, e determinar qual seria o melhor depende do objetivo e capacidade fisiológica de cada indivíduo. 

ERIJESSYKA MATOS
Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia
Especialista em Nutrição Clínica pela forma de Residência
Especialista em Fitoterapia
Especialista em Nutrição Esportiva

TCMs
Os Triglicerídeos de Cadeia Media (TCM) são lipídios que são absorvidos e metabolizados de maneira diferente dos demais, além de possuírem menor valor calórico. Os TCMs são muito mais estáveis contra oxidação, mais rapidamente e facilmente digeridos, não precisam de sais biliares e enzimas pancreáticas para a digestão, são diretamente absorvidos a partir do intestino delgado, possuem o transporte direto pela circulação portal para o fígado, não são armazenados na forma de tecido adiposo e são diretamente oxidados nas células do corpo para fornecer energia rápida. Assim, são excelente fonte de gordura para pessoas com problemas de má absorção (doenças inflamatórias intestinais), lesões intestinais, doenças pancreáticas e biliares, necessidade de energia rápida (como atletas, desportistas, desnutridos, doentes graves), doenças relacionadas à absorção de gordura e crianças com baixo peso (TCM é a gordura que compõe o leite materno) .

ERIJESSYKA MATOS
Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia
Especialista em Nutrição Clínica pela forma de Residência
Especialista em Fitoterapia
Especialista em Nutrição Esportiva

FESTAS (Carnaval que mudei!)

Quer curtir a festa sem surpresas?

 

 

Quanto mais pulamos, dançamos e nos movimentamos, maior é a participação dos carboidratos para nos fornecer energia. Portanto precisamos repor esse nutriente para continuar a curtir! A ingestão de MALTODEXTRINA é uma estratégia nutricional que aumenta as reservas de glicogênio muscular e hepático, além de manter a glicemia sanguínea evitando tonturas e desmaios.

 

CRIANÇAS 

Crianças podem usar suplemento? 

 

O uso de suplementos nutricionais para crianças tem como objetivo complementar a alimentação e melhorar a qualidade de ingestão dietética. A PALATINOSE pode substituir o açúcas convencional por ser um carboidrato totalmente digerível pelo organismo e lentamente liberado para servir de combustível orgânico. O TCM (presente no leite materno) fornece rápida energia sem acúmulo em forma de gordura. O ÔMEGA-3 (antioxidante e anti-inflamatório) atua facilitando a transmissão de sinais entre neurônios melhorando a capacidade de raciocínio, atenção e alfabetização.

 

CROSS FIT

Suplementação para melhorar o rendimento!

 

Treino que envolve força, condicionamento físico com movimentos de alta intensidade e variação. Estratégias nutricionais que auxiliam praticantes dessa modalidade, podemos destacar os JOINT'S (Agem de forma preventiva e curativa sobre as articulações evitando lesões), a CREATINA (Adicional de força, ganho muscular e e redução de gordura) e a L-CARNITINA (Reduzindo dano tecidual, stress, dor e promovendo energia através da queima de gordura).

 

CIRURGIA BARIÁTRICA

Suplementação ideal para pós operatório.

 

A WHEY PROTEIN HIDROLISADA (soro do leite) possui rápida e fácil absorção e evitam o quadro de desconforto gastrointestinal, previnindo o catabolismo muscular e mantendo a produção hormonal e estrutural. O Uso de POLIVITAMINICOS também é essencial para evitar carências nutricionais além de manter todo o metabolismo energético equilibrado.

CICATRIZAÇÃO

Suplementação de Auxílio na sua recuperação!

 

A Suplementação de ARGININA tem sido associada com o aumento do fluxo sanguíneo levando nutrientes ao tecido lesionado favorecendo a cicatrização. Além disso, a pele é constituida majoritariamente por colégeno e sendo assim o uso de COLÁGENO HIDROLISADO se torna eficaz para reparação tecidual.

GRAVIDEZ

Suplementação na gravidez pode? 

 

A suplementação de ÔMEGA-3 durante a gravidez e lactação é recomendada para gestante e lactantes e está ligada com resultados satisfatórios no desenvolvimento neurológico do bebê, além de evitar o quadro de depressão pós parto. 

HOSPITAL

Existe suplementação hospitalar?

 

Pessoas hospitalizadas muitas vezes necessitam de suporte nutricional para acelerar sua recuperação. Assim, destacam-se alguns suplementos como ARGININA, GLUTAMINA, ÔMEGA-3 E PROBIÓTICOS além de muitos outros variantes. Pacientes com sindrome de má absorção, câncer, desnutrição, anorexia e tantas outras, necessitam ingerir nutrientes de forma mais quebrada (o que não é possível apenas pena alimentação convencional) não somente para garantir sua alimentação mas também suportar o tratamento.

IDOSOS

Idosos podem consumir suplementos?

 

O idoso tem maior dificuldade na quebra de alimentos, seja por ausência dentária ou por ter suas enzimas com atividade reduzida. As ENZIMAS DIGESTIVAS auxiliam o direcionamento dos alimentos para suas funções orgânicas, evitam desconforto gástrico (gases e prisão de ventre) e produzem benefícios como melhorar a qualidade da pele até a manutenção da memória. Os PROBIÓTICOS restauram a permeabilidade intestinal, melhoram a imunidade e promovem melhor seleção alimentar a ser absorvida.

INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Melhore sua ingestão alimentar.

 

A intolerância à lactose faz com que o carboidrato que não foi digerido passe por um processo de fermentação intestinal que gera gases, enjoo, irritações e outras desordens. Os PROBIÓTICOS (bactérias benéficas) tem a função de repor a microbiota intestinal desbalanceada por esse processo, modeulam a resposta imunológica, além de favorecer a produção da LACTASE (enzima digestiva) que pode ser usada para suprir a falha e assim possibilitar a ingestão de alimentos que contém lactose sem prejuízos para o intolerante.

 

RINITE E SINUNSITE

Melhore sua imunidade!

 

Definida como uma inflamação na mucosa de revestimento nasal, a rinite alérgica pode ser desencadeada a partir do quadro de disbiose (desequilíbrio da flora intestinal). O tratamento com CHÁ VERDE e COENZIMA Q10 (antioxidantes que agem estimulando o funcionamento do sistema imunológico), PROBIÓTICOS E GLUTAMINA ajudam muito a reverter a disbiose, melhorando todo o processo absortivo, impedindo que mais macromoléculas alcancem a circulação e assim evitam a piora do quadro alérgico.

 

DEPRESSÃO

Auxilio suplementar na recuperação.

 

A depressão é um transtorno mental clinicamente caracterizado pela persistência da tristeza sem motivo. Uma das hipóteses para essa condição é a desregulação das citocinas inflamatórias que atuam comprometendo a neurotransmissão. Suplementar com ÔMEGA-3 contribui no tratamento por permitir uma transmissão mais eficiente, melhor circulação sanguínea cerebral e inibir as citocinas pró-inflamatórias, influênciando assim a neurotransmissão.